MAÇAMBIQUEIROS




Somos um Movimento Cultural
Somos três frentes da cultura negra do RS. Loma Pereira, Kako Xavier e os integrantes da Tribo Maçambiqueira, Mário Duleodato e Géf Lima, somos os Maçambiqueiros. Estamos apresentando o espetáculo "CONGADAS NO TRUPICADO", nele, levamos para o público o conhecimento dos costumes do povo negro da região do litoral norte do RS. Somos nativos do RS, moradores de Osório, Porto Alegre e Pelotas, cantamos o mar, as devoções, a lagoa, as melodias, a fé, o quilombo do Morro Alto e a riqueza deste conteúdo vivo no RS.
Nossa História
Negros Bantos vindos da África se radicaram no litoral norte do RS. Seguidores da Rainha Ginga celebram a mais de 150 anos, na cidade de Osório/RS, a festa de Nossa Senhora do Rosário. Oriundos de Maquiné, Prainha, Morro Alto, Capão da Canoa e Osório, no primeiro final de semana de outubro abandonam suas lavouras para viver com a Rainha Ginga o ritual de devoção à Santa.
Escolhemos o ritmo do maçambique (manifestação cultural do lugar) para embalar nossas histórias e canções. O grupo é formado por Mário Duleodato, Mestre de Notório Saber e Tamboreiro e Gef Lima, Tamboreiro Dançante, que tem a missão de levar esse legado para as novas gerações, integrantes da Tribo Maçambiqueira que se juntaram aos artistas Loma Pereira e Kako Xavier.
Loma iniciou sua carreira na década de 70, se firmou com uma das principais artistas da negritude gaúcha. Ela vem difundindo há mais de 30 anos a cultura do maçambique ao público gaúcho e brasileiro. Kako vai completar 30 anos de carreira, dedicados à valorização da presença negra no RS, circulou pelo país inteiro, no Sonora Brasil, contando a história dos Tambores Gaúchos, destacando seu aprendizado sobre o maçambique, hoje todos eles apresentam o show “Congadas no Trupicado”.
Kako Xavier assina a direção artística e musical deste espetáculo que, revela o encontro desses quatro artistas, fortalecendo e levando adiante esta manifestação Afro gaúcha viva e de relevante importância para a cultura do RS.